Campeonato Amapaense de 1949




O Campeonato Amapaense de 1949 não foi realizado


Esporte Clube Macapá, quando visitou Cametá, para jogar com o Comercial Esporte Clube, em 1949 -  Em pé: Mair Bemergui, Bibito, Sabazão, Guilherme Caneta, (não idedntificado), Bianor, Aristeu, Ismael e Amujacy - Agachados: Perigoso, (não identificado), Mafra, Pigmeu, Avertino Ramos e Falconeri.
   Fonte: Flávio Gaia (Cametá)


                           Esporte Clube Macapá, desfilando em Cametá/PA.
    Fonte: Flávio Gaia (Cametá)



  A Excursão do Luzeiro a Macapá


Em 1949, o time do Luzeiro E. Clube realizou uma excursão a Macapá, tendo como fontes o álbum de fotos desses jogos e os depoimentos dos jogadores Agenor Ferreira de Vilhena e Raimundo Vasconcelos Nogueira, que participaram desse acontecimento histórico para o clube, porque foi a primeira vez em que um time de Vigia viajou para jogar em outro Estado.
No dia 18 de julho desse ano, às 10:00h, chegava a Macapá a delegação do Luzeiro E. Clube, para fazer vários jogos contra os times do S.E.R São José, Trem Esporte Clube, Amapá Clube e Esporte Clube Macapá.
             O time do Luzeiro era:Goleiro Pombo – Cascavel – Suzete – Luiz Massa Bruta – Quarenta – Agenor – Miguel Freitas – Cordeiro - Mindó – Estrela – Mundinho – Assunção – Carachué – Parafuso – Amor – Gigi – Mariscador (massagista).
Foram 12 dias de jogos e festas, na maior excursão já realizada por um time desta cidade. De lá, o “Galo” vigiense trouxe duas taças. A comitiva luzeirense era chefiada pelo presidente Francisco Olavo Raiol. Agenor Ferreira de Vilhena lembra: “Saímos em um barco, de nome “Itaguari”, muito bonito e confortável. O barco era do território de Macapá. Ás 10:00h saímos da frente do Trapiche Municipal de Vigia e chegamos às 10:00h do dia seguinte em Macapá, viajando noite e dia. Em Macapá, fomos bem recebidos; ficamos hospedados na sede do “Trem”.” (extraído do livro O Futebol de Vigia, do historiador Paulo Cordeiro, 2009)

Nas imagens abaixo, a equipe do Luzeiro no Estádio da Praça da Matriz, em Macapá (julho de 1949)






      Fonte: Culturavigiense.com




 A excursão do “Galo” vigiense em Macapá

Em 1949 o time do Luzeiro Esporte Clube, fez uma excursão esportiva na capital do Estado (Território) do Amapá. Foram 12 dias de muita festa e disputadíssimos jogos.
 

Na imagem a equipe do Luzeiro no Estádio da Praça da Matriz, em Macapá (julho de 1949)


 Fonte: O Futebol da Vigia - De 1920 a 1985 - Paulo Cordeiro (2009)/ Retrografia Vigilenga/Facebook






Nenhum comentário:

Postar um comentário