quinta-feira, 30 de maio de 2019


Por Franselmo George

O homenageado de hoje do História do Futebol Amapaense é o ex-lateral direito
Cristiano, mas gostava de jogar como centroavante, “nós tínhamos dois cracaços; o Moacir Fernandes e o Zizico, eles davam “enfiadas”, e ninguém me pegava na corrida, meu maior marcado chamava-se Bibito(irmão do Walter Nery), eu gostava de ser centroavante, porque eu tinha espaço para cair para qualquer lado”, ressalta.

O pioneiro Raimundo Maia Barreto, nasceu em Mazagão Velho, em 9 de novembro de 1936. Filho dos mazaganenses Aldelino Maia Barreto e Ana Rodrigues Barreto. Cristiano chegou em Macapá no dia 5 de dezembro de 1946. Fixou residência na beira do Igarapé da Fortaleza. Em dezembro de 1949 se mudou para o bairro do Trem.

Cristiano começou no futebol jogando pelo Atlético Latitude Zero, no início da década de 50, inclusive foi um dos fundadores do clube, brinca dizendo que só não foi presidente do Latitude, que fez de tudo na agremiação. Trabalhou na ICOMI, onde recebeu convite para jogar no Santana Esporte Clube como lateral direito, não chegou a jogar no Canário Milionário, “a vaga ficou para o Orivaldo, por sinal fez boas partidas, um excelente lateral direito”, recorda.

Cristiano conta que recebeu convites do Esporte Clube Macapá, e também do São José, através do Chefe Humberto Dias Santos em 1965 para jogar de lateral direito, “fiz três partidas pelo Tricolor do Laguinho, nessa época quem ficou no meu lugar foi o Antoninho Costa, um excelente lateral”, lembra.

Depois que encerrou a carreira de jogador de futebol em meados dos anos 60, Cristiano recebeu convite para compor o quadro de arbitragem da Federação Amapaense de Desportos, ficou como árbitro até 1978. Melhor árbitro disciplinarmente na sua concepção foi o Savino, “ele combatia a indisciplina, formado no Rio de Janeiro, foi aluno de Evaristo de Macedo, Violino do Flamengo, entre outros. Os atletas o respeitavam. Mas, juiz mesmo de futebol que conheci foi o Expedito Cunha Ferro, o 91, era completo”, declarou.

Perguntado sobre os craques que viu jogar, cita: os zagueiros Raminho, 75 (Fernando da Penha Ferreira), Justo; atacantes/meio de campos: Roxinho, Cabeça, Adãozinho, Avertino Ramos(bom lateral); goleiros: Lavareda, Aristeu II e Carlos Cochichiba.

O craque Cristiano cita Palito, Antônio Trevizani e Juci como os melhores na posição. Melhor treinador Cristiano disse que tivemos muitos, mas o melhor foi Humberto Dias Santos(Chefe Humberto).

Cristiano está hoje com 82 anos de idade. É funcionário público federal, se aposentou em 1989. Reside no bairro do Trem, onde sempre toma sua cervejinha com os amigos no “Banco do Fuxico”, próximo da Junta Militar do Exército, no bairro. Sempre que pode visita sua terra natal, Mazagão Velho, onde possui uma casa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário